sábado, 21 de outubro de 2017

Millet - o que é?

Descobri o Millet o ano passado. Muitos de vocês se calhar nunca ouviram falar. Mas a partir de agora acredito que quando forem ao supermercado vão procurá-lo e experimentar. É relativamente barato, um pouco mais caro que um pacote de arroz e massa mas tendo em conta a quantidade de benefícios que trás valerá sempre a pena comprar :)


O que é o millet?

Resultado de imagem para millet

Também conhecido por milho painço, milhete, milho-miúdo, milho-alvo é um alimento mais antigo do que o arroz. Sendo isento de glúten, apresenta alto teor de fibra (criando a sensação de saciedade), vitamina B1 (tiamina), ácido fólico, fósforo e magnésio. É ainda fonte de ferro, zinco e das vitaminas B6 e B2.







Benefícios:
1- FAZ BEM AO CORAÇÃO: Como é bastante rico em fósforo e magnésio, protege o nosso coração do mau colesterol.

2- FAZ BEM AO SISTEMA DIGESTIVO E AJUDA A CONTROLAR A GLICÉMIA E O PESO
Como já disse anteriormente, o millet é bastante rico em fibras e isso é fundamental para uma boa digestão dos alimentos, para o bom funcionamento do organismo e para o controlo da glicémia o que faz com que também seja adequado para diabéticos e programas de perda de peso.

3-AJUDA A PREVENIR O CANCRO
É um ingrediente alcalino e há quem defenda que manter o corpo alcalino é crucial para prevenir doenças como o cancro.


4- FORTALECE OS OSSOS, A PELE E O CABELO


Resultado de imagem para millet


O millet pode servir para acompanhamento, podem colocar na sopa, e por ser tão maleável e pequenino pode também ser usado para fazer almôndegas, hambúrgueres, barrinhas de cereais e óptimos pequenos almoços.


Como cozinhar?
Lave o millet e escorra. Leve ao lume num tacho com o dobro da água e uma pitada de sal. Deixe cozinhar durante 20 a 30 minutos. Após cozer, deixe repousar durante 10 minutos. Pode optar por alourar na frigideira.


Resultado de imagem para millet


No próximo post apresento-vos uma das minhas receitas com millet.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Após algum tempo ausente e a pedido de alguma "famílias" cá estou de regresso! Desta vez, e para não variar muito, algo simpl...